sábado, 14 de fevereiro de 2009

Origem do sobrenome Pereira


Na foto o Tuga Ricardo Pereira, ator de Negócio da China.
Sobrenome de origem portuguesa. O primeiro registro de que se tem notícia do uso deste sobrenome é Dom Gonçalo Pereira, um rico e poderoso senhor português, que viveu no século XIII. Era neto de Gonzalo Rodrigues Frolaz, primeiro da família a migrar-se para Portugal, proveniente da Espanha.
A formação do sobrenome é toponímica, ou seja, provém do nome do local de origem, a quinta de Pereira, localizada em Vermoim, norte de Portugal, onde foi construído o solar da família.
A família deixou numerosa descendência, e uma parte dela migrou para o Brasil, principalmente a partir da Bahia e do Rio de Janeiro, por volta do século XVII, e daí para várias outras partes do Brasil.
Em nossa base de dados encontramos uma grande quantidade de grupos familiares que utilizam este sobrenome, espalhados por inúmeras cidades mineiras. Vale ressaltar que dois dos mais importantes pesquisadores que contribuíram para este site, Virgílio Pereira de Almeida e Jorge da Cunha Pereira Filho, têm o sobrenome Pereira (embora não com a mesma origem), o que influenciou para transformar este sobrenome em um dos mais abundantes de nossa base de dados.

Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Barata e Cunha Bueno

HUSAUSHUAHSUHAUSHAUHS Não sabia que meu sobrenome veio de Portugal eu só descobri quando fui ver o nome do ator Português, que é lindo, ele se chama Ricardo Pereira.

34 comentários:

Marck_Vinny disse...

Meu sobrenome é Rodrigues Pereira. Eu já disconficava que Rodrigues era de origem espanhola, e como li aki no blog Pereira é de origem portuguesa e nobre, porém mesmo ñ possuindo posses fico contente sabendo um pouco de onde venho, espero encontrar mais sobre minha família. Felicidades para todos os meus parentes muuuuito distantes.

roze disse...

bem eu sabia q meu sobrenome era de origem portuguesa por q meu avó
Felix Bruno Pereira me falo q sua mãe nasceu la e veio com sua familia para o nordeste.beijos Rôze Rizek Pereira

lour disse...

sabia de minha origem potuguesa, aproveito p/ divulgar a busca de meu desaparecido há + de 20 anos de nome juarez pereira vieira

manoela disse...

Meu nome é Manoela de Freitas Pereira,mas ñ sei a origem desses dois sobrenomes. A gora sei q/ Pereira tem origem portuquesa.Mas ainda ñ sei nada sobre meus antepassados.Gostária de saber mais.É muito importante p/ mim saber da minha origem.

marli disse...

Oiii
Sou Marli Pereira, filha de João Maria Pereira e Margarida dos Santos Maria, meus avós se chamavam Amélio Pereira e ROsalina Lemes de Oliveira. Se alguém for meu parente entre em contato. Meu email é: marladefatima@hotmail.com
Um bjo, tenho orgulho de ser PEREIRA!

Ana Claudia disse...

ficol legal eu também tenho sobrinome pereira ana claudia pereira da silva gostei muito eu sou da origem portuguesa espanhola e alemã jeijossssssss para todos do sobrinomi pereira xau xeiroooooooooooooo

divolta pro futuro disse...

meu nome é maria da conçeição pereira, desconfia que era de origem portuguesa, mais nao sabia que era nobre!

nathaliaaavila disse...

Meu nome e Nathália PEREIRA de Ávila
e tenho muito orgulho do meu nome e agora descobri e corre no meu sangue
origem portuguesa e espanhola.O portugues do Pereira e o espanhou do ávila
e também descobri muitas coisas sobre meus parentes um deles era Dom Gonçalo Pereira e era um grande imperador de Portugual
então corre no meu sangue origem Portuguesa e espanhola e ainda tem indio e japonêis e italiano no meio
e muito mais

Michael Barão disse...

bah muito legal eu sou gaúcho de sobrenome pereira marques 100% portugues entãoo hehehe abraços e beijos parentada

Rafael disse...

meu nome e Rafael pereira depois de saber que meu sobre-nome e tão nobre agora tou muito orgulhoso por ser um PEREIRA e obrigado a vocês que leram minha versão BJS ^^

leonardo disse...

Meu nome e leonardo neres pereira e nao sabia q meu sobrenome e de origen portugues legau essa parada

ivan disse...

Q bom saber q tenho um parente com sobrenome portuguesa.Gabriel pereira da conceição.ivanolp@yahoo.com.br

siara disse...

Meu nome e Maria Solange Pereira e nao sabia q meu sobrenome e de origen portugues legau essa parada...gostei!!!

Fernanda disse...

quem sabe se encontra mesmo alguns familiares.
sou pereira marques, portuguêsa, sei que tenho familia no brasil, mas não conheço. bjts

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
larissasabino201076 disse...

meu sobrenome e pereira e fico feliz por saber que e nobre e chique!kkkkkkk

Origens. disse...

é eu nem poderia imaginar que o meu sobre nome é de origem portuguesa mais é sempre bom saber que nós os pereiras tem um pouquinho de portugal.ummuito obrigado.

Ass:Rafael Pereira da Silva.

junior disse...

Olá, meu nome é João, não tenho pereira no meu nome, recebi apenas o Nunes do meu pai. A família da minha mãe é Pereira e são do interior de Minas Gerais, também tinham Cunha, Leite como sobrenome. Minha avó materna se chamava Genovina. Se algum parente perdido quiser entrar em contato, meu e-mail é juniorlyr@hotmail.com...Abraço!

beta stronda disse...

eu tbm tenho sangue portugues!!!isso e muito legal

Sandro disse...

Eu, Sandro Quintino Pereira. Como se vê!! Tambêm me orgulho de ter sobre nome Pereira. Hê, viva (PORTUGAL)!!!

altenorpereira disse...

Altenor pereira meu sobre nome so poderia ser de origen portuguesa por tanto amor au meu clube predileto VASCO DA GAMA

altenorpereira disse...

Altenor pereira meu sobre nome so poderia ser de origen portuguesa por tanto amor au meu clube predileto VASCO DA GAMA

Anamor disse...

Me alegro muito saber a origem do meu lindo sobrenome. è muito importante saber as raízes da família. Sinto que é também um nome forte como meu primeiro nome: Romana.Pereira também é um nome de uma madeira muito resistente. Nossa sinto me lisongeada por saber que este magnifico ator tem também este sobrenome.
Busco agora as origens de Salgado meu segundo sobrenome. Alguém poderia me ajudar?

Durval Jr. disse...

Parabéns ao autor da pesquisa e quem a postou no Blog. Sou Durval Lourenço Pereira e pensava que o Pereira era originário dos Cristãos- novos: judeus que foram obrigados a se converter ao Cristianismo. Agora tenho origem nobre!!

Santa mudança Batman!

Durval Jr. disse...

Parabéns ao autor da pesquisa e quem a postou no Blog. Sou Durval Lourenço Pereira e pensava que o Pereira era originário dos Cristãos- novos: judeus que foram obrigados a se converter ao Cristianismo. Agora tenho origem nobre!!
Santa mudança Batman!

Américo Coelho disse...

Meu nome José Américo Pereira Coelho, pelo que estou vendo é todo português,fico orgulho de saber que existe uma grande família Pereira.Também pensei que fosse de origem judaica. Judeus novos convertidos, fico muito feliz. Parabéns à todos.

thay disse...

meu nome e Yuri tainan de jesus pereira. e eu ñ sabia que o sobrenome pereira era de origem portuguesa so vim perseber por causa do ator Ricardo pereira pode ser que Ricardo seja meu parente bem longe e todos e tenham o sobrenome pereira um bjs pra todos pereira

Penapereira disse...

Muitos nomes de famílias portuguesas foram adotadas por ex-escravos e judeus, os primeiros porque não conheciam suas familias de origem africana e os segundos para esconder sua origem judáica devido a perseguição da inquisição. Os ex escravos também adotaram sobrenomes "Santos", "Nascimento", "Conceição", etc,
Todos os nomes têm história e todas as pessoas são nobres. Ninguém se distingue pelo nome e sim por suas obras.

Cassio disse...

Meu sobrenome e de origem portuguesa e eu pensava que era de origem espanhola.

leth°°°gomes disse...

meu sobrenome é´pereira letícia pereira eu gostaria qie fosse da realeza.

Beth disse...

gostaria de achar a origem do meu bisavô, meu avô era Manoel José Pereira, se alguém puder me ajudar, meu e-mail é: elizabete.leocadio@gmail.com, obrigada.

http://vivaldopereiramartins.blogspot.com/ disse...

Sou da familia do então falecido José Luiz Pereira, meu avô e de Maria inácia da Silva Pereira. Moravam no Estado do Espírito Santo e não sei mais para onde foram. Meu nome é Vivaldo Luiz Pereira. Diziam que ele veio da Africa e ela de ìndios brasileiros. Um abraço para todos os Pereiras, meus parentes kkkk

Unknown disse...

Meu pai Mário Ibraim Pereira nasceu em 1935 e ele sempre dizia que os antepassados dele tinham vindo da Bahia, o que fecha com a informação aqui acerca da nossa real descendên
cia.

vanclei disse...

Boa noite, meu sobrenome é pereira costa ambos originados de Portugal, o nome do meu avô materno era: Anizio Martins pereira, se auguem souber algo mais sobre esse sobre nome divulguem, e-mail: vancleimachado@hotmail.com